quarta-feira, 23 de novembro de 2011

HISTÓRICO DA ESCOLA

A EEEM "Antônio Eugênio Rosa" fica localizada no mesmo prédio da Escola Municipal "Maria Ortiz" na sede do Distrito de Itapina à Rua Galdêncio Souza, 83 - Colatina - Espírito Santo. Foi criada através da Portaria Nº 005 – R de 16/01/2008.
A última etapa da educação básica na sede do distrito de Itapina vem sendo oferecida desde o ano de 1989 quando foi criado o 2º grau com o Curso Técnico em Contabilidade mantido pelo governo do Estado do Espírito Santo na antiga Escola de 1º Grau “Maria Ortiz”.
Com a municipalização do ensino, em 1998, a Escola de 1º Grau “Maria Ortiz” passou a se chamar Escola de 1º e 2º Graus Municipal Maria Ortiz e continuou a oferecer o Curso Técnico em Contabilidade.
Em 1999, atendendo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96, a mesma escola passou a oferecer o Curso de Ensino Médio e no ano de 2002 passou a denominar-se Centro de Educação Básica Municipal “Maria Ortiz”.
Em 07/12/2007 a então Secretária Municipal de Educação do Município de Colatina requereu ao Secretário de Estado da Educação a extinção do Curso de Ensino Médio baseada no fato de que a Administração Municipal vinha mantendo todas as despesas referentes ao Ensino Médio, mesmo não sendo seu âmbito de atuação prioritária, sem receber recursos financeiros oriundos do Governo Federal.
Com a extinção do Ensino Médio no Centro de Educação Básica Municipal “Maria Ortiz” surgiu então e necessidade da criação de uma escola de Ensino Médio Estadual para atender a clientela já existente. A Secretaria Municipal de Educação se propôs a ceder o espaço físico e todo mobiliário necessário para atender a demanda da nova escola. Propôs-se ainda a autorizar a preparação da merenda na mesma cozinha juntamente com a merenda do ensino fundamental, desde que fossem repassados à Prefeitura Municipal de Colatina os recursos específicos do Ensino Médio. O transporte escolar poderia ser utilizado em regime de parceria, uma vez que os alunos são provenientes das mesmas localidades rurais, otimizando a aplicação de recursos que deveriam ser repassados aos cofres municipais pela Secretaria de Estado da Educação.
Diante das propostas o requerimento de extinção foi deferido. Em 05/12/2007 aconteceu uma reunião com o Conselho de Escola do Centro de Educação Básica Municipal “Maria Ortiz”, professores e alunos do Ensino Médio para a escolha da nova nomenclatura a ser dada à Escola de Ensino Médio. O nome do Sr. Antônio Eugênio Rosa foi escolhido por ter sido ele o grande incentivador para a criação do Ensino Médio na Comunidade de Itapina.
Em 17/12/2007 o Prefeito Municipal de Colatina, João Guerino Balestrassi, e o Secretário de Estado da Educação, Haroldo Correa Rocha, assinaram o Termo de Cessão de Uso de Parte do Imóvel e finalmente em 16/01/2008 foi criada a EEEM “Antônio Eugênio Rosa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário